As implicações da crença disposicional para a justificação inferencial
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1122Palavras-chave:
Crença disposicional, Justificação inferencial, Justificação proposicional, Infinitismo, Mente FinitaResumo
O objetivo deste ensaio é apresentar uma reflexão sobre o conceito de crença, enfatizando sua importância na epistemologia. Ao examinar a distinção entre crença ocorrente e crença disposicional, espero destacar como a última é fundamental para entender o conceito de justificação, o papel da inferência na aquisição de conhecimento e a distinção entre justificação doxástica e proposicional. O objetivo é fornecer uma análise do conceito de crença disposicional para as teorias de justificação epistêmica, abordando como a definição de Fumerton contribui para as discussões sobre a estrutura da justificação e a solução infinitista proposta para o problema da regressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samuel V. B. Cibils (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.