Althusser e a Sobredeterminação na Obra de Marx
Abstract
No presente artigo é apresentada a leitura singular da obra marxiana efetuada por Althusser, leitura que é radicalmente oposta à do marxismo humanista e/ou hegeliano. Em geral, defende-se que o conteúdo do conceito de sobredeterminação é o principal elemento que diferencia as dialéticas marxiana e hegeliana. De forma focada, passa-se de uma apresentação das noções de Mao Tsé-Tung sobre a contradição e a dialética às reflexões propriamente althusserianas sobre a sobredeterminação e a determinação em última instância pelo econômico. Em seguida discute-se as diferenças entre o sistema de esferas hegeliano e o edifício marxiano para concluir com um debate e uma negação da ideia de que a dialética marxista é uma inversão da de Hegel.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.