O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia
Abstract
Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma revisão da lógica, da metafísica e da filosofia completa, em contraste à lógica tradicional. Depois ofereço uma interpretação da declaração da dificuldade em encontrar um início lógico na filosofia, que reside em que resolver o problema de unir o método ao conteúdo, a forma ao princípio. Essa interpretação deve mostrar no qual sentido o início vale sem pressuposto. Esse entendimento nega a possibilidade de começar a filosofia com algo hipotética e problematicamente verdadeiro como é o procedimento comum na matemática. Por meio da análise daquele problema ilustrado especialmente pelo exemplo da crítica hegeliana à compreensão da natureza da relação entre o ser puro e a sua alteração necessária em Jacobi, tento encontrar um acesso para o entendimento do método lógico de Hegel, na medida em que o momento da negatividade (do negativo) enquanto princípio do modo de determinar e, com isso, do conteúdo, resultam necessariamente da indeterminidade do ser como a mais pensável abstração. Esse resultado surge pela necessidade, por qual o ser puro provoca a sua própria mudança para o devir um desenvolvimento que Jacobi desmente por princípio para ficar parado na abstração unilateral e falsa. Assim, a indeterminidade (do ser) enquanto algo contrário é mesmo o determinado ou o negativo, isto é, o negativo puro, inteiramente abstrato, em outras palavras: O ser como resultado da perfeita abstração é negatividade abstrata, o nada. Mas essa negatividade é o princípio e o método da determinação e do conhecer na lógica e na filosofia como ciência.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.