Redemocratização e proteção ecológica
a ressignificação da presença militar na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1070Keywords:
Redemocratização, Amazônia, Proteção ambientalAbstract
O objetivo deste artigo é analisar a visão dos militares sobre o meio ambiente no Brasil, verificando possíveis mudanças e continuidades no entendimento do tema. O objeto, por tratar do meio ambiente, relaciona-se diretamente com a questão amazônica e as concepções da geopolítica sobre a floresta tropical. Será visto que as discussões ambientais levaram a um reposicionamento das Forças Armadas quanto ao sentido de sua presença na Amazônia. Para compreender as questões envolvidas, como a soberania, a imagem do Brasil, as pressões externas e a transição do poder para os civis na redemocratização do país, o trabalho faz uso de documentos do Sistema de Informações do Arquivo Nacional e de revisão da literatura sobre o tema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Bruna Gorgen Zeca (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.