O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana em Habermas
Resumo
O princípio da dignidade da pessoa humana, positivado em várias constituições de países ocidentais tem servido como fundamento principal de decisões judiciais que visam a implementar direitos fundamentais em espécie, mesmo que não previstos expressamente na legislação correlata. Do que se extrai das lições do filósofo alemão Jürgen Habermas, essa operação deve ser feita, quando muito, com a devida parcimônia, sob pena de afronta aos postulados de um estado moderno secularizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.