As bases filosóficas da astrobiologia
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1103Palavras-chave:
metaciência, habitabilidade, extremófilo, universalidade, autonomiaResumo
Este artigo descreve o papel que a filosofia desempenha no processo de constituição da astrobiologia como uma ciência legítima. Dirigindo o foco da discussão para os conceitos de vida e habitabilidade, procuramos mostrar de que modo a analogia contribui para que a astrobiologia seja uma disciplina científica. Defendemos que a noção de habitabilidade esclarece adequadamente a função exercida pela filosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Leonardo Nascimento-Dias, Matheus Tostes Furtado, Aline Hamdan de S. Vilas Boas (Autor); Volnei Ramos Martins; Fernando Olszewski, Antonio Augusto Passos Videira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.