Ética ambiental, direito e estado
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.999Palavras-chave:
ecologia, ambiente, Hans Jonas, responsabilidade, direitoResumo
Neste estudo sobre Ética Ambiental, Direito e Estado, busca-se enfatizar a importância da Ética Ambiental, no século XXI, como fonte material do Direito, e do dever de proteção ambiental, da vida humana e da vida em todas as suas formas. Cuida-se de tema relevante para este momento em que o Planeta reclama cuidados com o meio ambiente.Será analisado o conceito de Ética Ambiental, a Ética como fonte material do Direito e seus fundamentos, destacando-se o “princípio responsabilidade” de Hans Jonas, os princípios da solidariedade entre as gerações e da dignidade da pessoa humana, paradigmas para a efetiva defesa da vida em um ambiente saudável. Estes paradigmas justificaram a constitucionalização do Direito Ambiental em 1988, instrumento para a formatação do Estado Socioambiental ou Ecológico, modelo que deve considerar o ambiente em uma visão holística, bem como o equilíbrio ambiental propício a vida humana e a vida em todas as formas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.