A hermenêutica como um pressuposto para a teologia atual
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.982Palavras-chave:
Hermenêutica teológica. Reviravolta pragmático-linguística. Teologia pós-conciliar. Linguagem. Claude Geffré.Resumo
Diante do pluralismo religioso, dos fundamentalismos existentes, da compreensão do ser humano e do contexto social, sobretudo da segunda metade do século XX e início do século XXI, a teologia sentiu a necessidade de encontrar uma nova metodologia para melhor responder os desafios antropológicos e teológicos apresentados. Instigados pelas proposições do Concílio Vaticano II, os teólogos foram desafiados a fazer teologia a partir da experiência histórica contemporânea sem esquecer do fundamento teológico cristão que é a Ressurreição de Jesus Cristo: um acontecimento do passado, mas numa realidade sempre atual e futura. Um dos grandes teólogos que destacou-se, pela sua preocupação com a nova linguagem teológica, foi Claude Geffré, que, na hermenêutica, encontrou um espaço propício para tal atividade. A partir dessa proposição, tem-se o intento de apresentar, neste artigo, três momentos: dois introdutórios, a saber, a reviravolta pragmático-linguística na passagem da Modernidade para a Contemporaneidade da tradição filosófica e a necessidade de uma nova linguagem para a teologia e um momento final com a reviravolta metodológica na teologia baseado na hermenêutica e na sua importância para a atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.