Da ética à prática da solidariedade segundo a Laudato Si
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.980Palavras-chave:
Ética; Teologia; Religião; Bem Comum; EcologiaResumo
Refletir sobre a prática da solidariedade pelo viés do cuidado e da ética exige destacar que devemos perceber o paradigma da globalização e o modelo tecnocrático de desenvolvimentos e os impactos na vida social dos indivíduos e sua relação com o meio ambiente. O documento papal traz presente a categoria do cuidado comum, como algo essencial em vista do desenvolvimento integral sustentável e, por outro lado, estabelece uma relação com a “casa comum” que perpassa pelo percurso ético e espiritual, que possibilita uma relação madura, responsável e solidária com os bens da criação, como também, o cuidado com os mais pobres. Portanto, uma espiritualidade solidária e ética possibilita estabelecer uma nova relação de cuidado com a mãe terra acompanhado por crescentes atitudes de mudanças e de novos hábitos saudáveis de consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.