A pedagogia da linguagem na ação evangelizadora cristã no processo do discipulado
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.979Palavras-chave:
Evangelização; linguagem; discipulado; pedagogia; prática.Resumo
O artigo aborda a evangelização da igreja católica e os ritos de iniciação à vida cristã. Atualmente, emergem problemas e desafios para a fé, tais como o seguimento cristão; a manutenção do vínculo relacional de pertença à comunidade enquanto garantia de seguimento e prática dos sacramentos iniciais. O estudo centra-se em pesquisa sobre documentos da igreja católica em contexto social e religioso. Analisa-se a linguagem e as implicações para a ação do discípulo, o seguimento e vivência em uma perspectiva pedagógica e pastoral. Explicitam-se conceitos fundamentais como fé, comunidade, seguimento, anúncio e discipulado. Reflete-se numa ótica teológico-pastoral, a fim de enfrentarmos as novas linguagens e tendências atuais, numa perspectiva de esperança como força contínua na prática discipular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.