Hegel e Schelling sobre o Ser Objetivo
Duas Visões sobre a Filosofia?
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11i1E.938Palavras-chave:
Ser objetivo. Deus. Filosofia. Hegel. Schelling.Resumo
No presente artigo, discutimos as concepções de Hegel e Schelling sobre o ser objetivo, a partir das críticas deste àquele, as quais abrem uma questão importante para nós: suas duas visões sobre o ser objetivo (especialmente Deus) importam dois caminhos diferentes para a filosofia? A partir de um confronto entre as ideias dos dois pensadores e de alguns de seus comentadores sobre estas questões, buscamos compreender, de maneira preliminar, o que estaria em jogo na crítica de Schelling a Hegel e para onde envereda sua proposta de filosofia positiva, no que tange aos desígnios do saber para a humanidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.