O pluralismo religioso em Jacques Dupuis: uma perspectiva teológica para o diálogo inter-religioso
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i2.925Resumo
O pluralismo religioso de Jacques Dupuis se fundamenta no método indutivo, isto é, da experiência do encontro com a outra religião encontrar o caminho de síntese daquilo que é positivo e dar plausibilidade teológica ao diálogo inter-religioso. O autor fundamenta o paradigma do pluralismo inclusivista como aquele que mais se adéqua as exigências do diálogo, o qual é outra condição para um encontro entre as fés, sem desmerecer uma ou legitimar a outra. Todavia, Dupuis e a teologia do pluralismo religioso foram questionadas pela Santa Sé com dois escritos oficiais que são a Dominus Iesus e a Notificação a Jacques Dupuis. No encontro entre o pluralismo religioso e as críticas ao teólogo em questão surgem desafios fundamentais para a teologia, como sustentar um método teológico que permita o diálogo inter-religioso, um paradigma que evidencie o acolhimento ao diferente e uma insistência no diálogo como caminho para a paz e da tolerância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.