Dyonélio Machado como figura pública e intelectual brasileiro: notas para compreensão
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i2.921Resumo
O artigo visa apresentar aspectos da carreira intelectual do escritor, médico psicanalista, jornalista e político Dyonélio Machado. Partindo de sua trajetória biográfica, busca-se indicar suas principais contribuições para certas áreas do conhecimento. Destacado intelectual de seu tempo, ainda assim sua carreira acabou sofrendo devido a prisão política, ao boicote editorial, e quando eleito deputado, a cassação de mandato. O que fica evidente é a integridade do sujeito, que não admitia concessões, e que em todas áreas a que se dedicava, desenvolvia com seriedade seu trabalho intelectual. Com isso, busca-se contribuir para a respeitabilidade de sua figura, por vezes aviltada em sua trajetória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.