Antropologia filosófica, ética e direito em Lima Vaz
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i2.920Resumo
O artigo tenta expor alguns elementos estruturantes do pensamento do filósofo brasileiro Lima Vaz. Como pensador sistemático, faremos uma abordagem hegeliana do pensamento de Lima Vaz que expõe a sua filosofia pelo viés da lógica dialética da Doutrina do Conceito. A estrutura metódica segue as trilhas sistemáticas do pensamento dialético. Na primeira parte expomos alguns elementos da Antropologia Filosófica no destaque de sua estrutura dialética. Na segunda parte expomos algumas noções sobre a Ética, com destaque na sua estruturação categorial. Por último, numa dedução a partir da Antropologia e da Ética, esboçamos as linhas fundamentais do Direito como um regramento das relações sociais. Como método de trabalho, será evidenciado o fundo da dialética hegeliana presente em Lima Vaz, que organiza o seu pensamento a partir das categorias de universalidade, particularidade e singularidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.