A Derivação da Noção de Objeto na "Ciência da Lógica" de Hegel
Uma apresentação esquemática
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11i1E.910Palavras-chave:
Lógica de Hegel. Doutrina do Conceito. Noções de Objeto e Objetividade.Resumo
Este artigo visa contribuir para o entendimento da noção geral de Objeto, tal como ela foi definida por Hegel na seção "Objetividade" do terceiro livro da "Ciência da Lógica". Primeiramente, alguns momentos da derivação da noção geral de Objeto são examinados: o modo como Hegel trata os juízos e os silogismos; as determinações da noção de Conceito; o caráter geral do Juízo do Ser Aí; o caráter específico do Juízo Disjuntivo; o caráter geral Silogismo do Ser Aí; o caráter específico do Silogismo Disjuntivo; e, finalmente, a passagem do Silogismo Disjuntivo à noção geral de Objeto. O artigo conclui determinando as consequências do atrelamento da noção hegeliana geral de Objeto à lógica silogística e tentando caracterizar formas alternativas de lógicas capazes de superar as limitações impostas por esse atrelamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.