A Leitura Interpretativa de Honneth de Hegel no Livro O Direito da Liberdade
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i2.878Resumo
O presente artigo pretende expor e analisar criticamente a leitura interpretativa de Honneth de Hegel, principalmente no seu livro intitulado O Direito da Liberdade (Das Recht der Freiheit), de 2011. Trata-se de um conteúdo assaz importante e com diversos aspectos atuais, sobretudo sobre a chamada “Teoria do Reconhecimento”. Além disso, é uma pesquisa, exposição e análise críticofilológica, histórica e interpretativa da obra de Honneth e de Hegel, buscando apreender devidamente os diversos conceitos enunciados pelos autores. Assim, em suma, se pretende compreender, de forma apropriada, o pensamento honnethiano e hegeliano, examinando as suas obras diante das circunstâncias em que foram expostas, evitando as muitas exposições e interpretações equivocadas, pois há uma disputa entre o que Hegel e Honneth, a princípio, disseram e o que dizem que eles disseram e/ou do que deveriam ou poderiam ter dito. Por isso, o artigo propositadamente possui muitas citações, notas e aspas, a fim de alcançar o objetivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.