O que é Esclarecimento em Immanuel Kant
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i2.877Resumo
O presente trabalho busca discutir a questão do Esclarecimento na concepção do filósofo alemão Immanuel Kant e a relação que tem com a menoridade e a autonomia do ser humano, mostrando a relevância dessa questão nos dias atuais, bem como abordar o papel da educação no processo de esclarecimento do homem. Kant responde a pergunta levantada em seu opúsculo Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento? [“Aufklärung”] sobre o atual estado da humanidade, no que se refere à independência de pensamento e moralidade do homem, procurando fornecer uma solução e mostrar o caminho para a saída do homem do estado que ele chama de menoridade. Apresentadas essas ideias sobre o Esclarecimento, procurou-se mostrar como a educação contribui bastante no processo esclarecedor do homem desde sua tenra idade até a idade adulta. A busca pelo Esclarecimento é a busca pelo conhecimento, pela racionalidade, pela liberdade; é buscar entender e usar esse entendimento para basear suas ações; agir de acordo com o caráter. Ora, e não é esse o papel da educação? Formar futuros cidadãos de bem, racionais e autônomos? Sobre isso, percebem-se como essas questões afetam a humanidade, uma vez que seu progresso se dá a partir do conhecimento, do Esclarecimento, da educação. A evolução do ser humano, enquanto espécie, depende de sua educação, de seu Esclarecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.