Tipificação da "reflexão de essência" constituidora da metafísica de Spinoza
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i1.849Resumo
Este artigo apresenta uma extensão do modo hegeliano de caracterizar a progressão das reflexões de essência, de que Hegel se vale na "Ciência da Lógica" para introduzir sua noção de essência, produto de uma reflexão determinante. Tal modo estendido de caracterizar a progressão das reflexões de essência possibilita tipificar a reflexão de essência constituidora da metafísica de Spinoza, bem como dar indicações iniciais para a tipificação das reflexões de essência constituidoras das metafísicas de outros filósofos. O artigo conclui com a discussão de alguns aspectos da análise Hegeliana da filosofia de Spinoza, apresentada numa "Observação" incluída na 3a. seção da "Doutrina da Essência".
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.