O homem, lobo do próprio homem: diálogos entre Hobbes e Chalámov
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i2.818Resumo
O presente trabalho tem por enfoque estabelecer uma leitura da sentença hobbesiana: “o homem é lobo do próprio homem”, com o propósito de investigar as relações que se estabelecem entre os homens, tendo em vista os conflitos inerentes à natureza humana, a exaltação da razão e o estado de natureza, e buscando articular tais concepções com as questões da liberdade e felicidade. Nesse sentido, abordar-se-á o pensamento hobbesiano sobre o homem e a sociedade, interligando-o com o conto Medição individual do escritor russo Varlam Chalámov, principalmente no que diz respeito à intolerância e supressão dos direitos humanos que permeiam a vida social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.