Hegel e a Ciência da Lógica: da crítica às provas apagógicas de Kant na segunda antinomia da Crítica da Razão Pura
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i2.815Resumo
A partir da obra Ciência da Lógica, de Hegel (1816), o presente artigo analisa sua crítica às provas apagógicas de Kant, mais especificamente aquelas referente à segunda antinomia da Crítica da Razão Pura (1781), a qual trata sobre a questão da indivisibilidade e da divisibilidade do espaço, do tempo e da matéria. O estudo expõe brevemente a forma como são elaboradas por Kant tais provas, bem como suas fragilidades e limitações, para ao fim mostrar as soluções apresentadas por Hegel a elas e de que modo, através das próprias antinomias kantianas, o autor justifica a contradição entre indivisibilidade e divisibilidade como momento substancial à dialética do pensamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.