O Conceito Hegeliano de Complexidade como Enciclopédia das Ciências Filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i2.799Resumo
O objetivo do presente artigo é propor uma reavaliação do sistema da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel, simultaneamente como Ciência da Complexidade e do Espírito como Liberdade. Segundo a hipótese proposta, as divisões da Filosofia da Natureza e da Filosofia do Espírito do sistema revelam preocupações com o concreto da manifestação do Absoluto que, na época contemporânea, só um termo como o de complexidade permite qualificar. A Lógica, por seu lado, representa as estruturas formais dos processos que as partes reais do sistema vão colocar a descoberto na sua diversidade não redutível, em contraste com os modelos fisicalistas. O método empregue foi o da análise semântico-conceptual, dentro da economia textual dos esboços de sistema de Hegel, anteriores a 1817, e da Enciclopédia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.