As Interfaces da Filosofia Nietzscheana acerca da Concepção de Justiça a partir da Segunda Dissertação de “A Genealogia da Moral”

Autores

  • Valter do Nascimento

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a concepção de justiça à luz da filosofia nietzschiana, mostrando que a justiça nasce a partir das relações do comércio primitivo, onde o homem diante de outro homem torna-se capaz de fazer promessas em detrimento do pagamento de uma dívida. Verificar-se-á de que maneira a sensação de vingança está atrelada a noção de justiça no Ocidente. Apontará o castigo como elemento reparador de danos causados pelo não cumprimento da promessa firmada por meio de um contrato, este que é chave importantíssima para o exercício da justiça no Ocidente.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Nascimento, V. do. (2017). As Interfaces da Filosofia Nietzscheana acerca da Concepção de Justiça a partir da Segunda Dissertação de “A Genealogia da Moral”. Revista Opinião Filosófica, 7(2), 346–361. Recuperado de https://bkp.opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/705