Ética do Discurso em Jürgen Habermas: a Importância da Linguagem para um Agir Comunicativo
Resumo
Este trabalho destaca alguns pontos sobre a ética do discurso no pensamento habermasiano, a saber, a contribuição da linguagem no discurso e a maneira como o consenso pode ser mecanismo de diálogo em um espaço multicultural a partir da pragmática, tendo em vista uma universalização a partir do agir comunicativo. Mais do que uma análise e demonstração, trata-se de verificar a relevância da linguagem para que aconteça um consenso entre os participantes de dada comunidade. Assim, a linguagem contribui para o consenso desenvolvido entre os interlocutores na teoria do agir comunicativo proposta por Habermas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.