Sociedade Humana e Direito Pensados a partir da Razão Comunicativa de Habermas
Resumo
Habermas traz para nós um modelo de agir em sociedade que privilegia o discurso e a comunicação como mediadores da resolução dos problemas sociais e humanos, numa relação de fatos linguísticos de matriz discursiva, desenvolvendo para tanto um papel essencial de toda sua teoria discursiva, tendo como pano de fundo do agir comunicativo. Tal agir, que privilegia o discurso de maneira dialógica, circular, com o fito de conhecer a verdade, é fruto de uma experiência intersubjetiva no espaço social, apartado de qualquer correlação singular, e muito mais ligado a uma pragmática universal, asseverando ser este o único meio pelo qual uma comunidade pode pensar seus problemas em comum, tendo como meta construir soluções que sejam compartilhadas por todos na esfera moral e jurídica enquanto meio de consenso, do discurso como finalidade de acordo justo entre todas as partes envolvidas nesse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.