Implicações da teoria normativa de Rainer Forst para a sua concepção de pessoa
Resumo
O objetivo deste artigo é explorar as possíveis implicações conceituais que a teoria normativa de Rainer Forst traz para a sua concepção de pessoa. Para tanto, será dada primeiramente uma descrição breve da teoria normativa que Forst articula em seu primeiro livro. A seguir será exposta sua concepção de tolerância como respeito, e sua concepção de pessoa. Por fim, serão identificadas algumas interações conceituais entre a teoria geral de Forst e sua concepção de pessoa, de onde emergirão algumas implicações que a primeira apresenta para esta última. Após uma síntese resumida de tais implicações, concluo com uma breve possível crítica à concepção de pessoa de Forst e, não obstante, argumento em favor relevância de sua abordagem para os problemas atuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.