Escalas cósmicas e cosmotécnica interplanetária
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1123Palavras-chave:
Cosmotécnica, Filosofia da tecnologia, Escala de KardashevResumo
Apresentada nos anos 1960 pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev, a escala de Kardashev traça graus de desenvolvimento tecnológico de civilizações extraterrestres hipotéticas. Desde então, diversas outras escalas foram propostas para intentar classificar graus de desenvolvimento tecnológico e manipulação da matéria. O presente artigo traz tais escalas para consideração e propõe uma interpretação seguindo o esquema da cosmotécnica, proposto pelo filósofo chinês Yuk Hui: ao consideramos que a dimensão tecnológica de uma cultura ou sociedade é o ponto de interação entre as dimensões cosmológica e moral, o artigo propõe aplicar essa interface utilizando as escalas cósmicas como referência para consideração e esboçar possibilidades no campo da Astrobiologia e trazer propostas para uma Astrofilosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Santana Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.