O Apagamento das identidades judaica e feminina
Uma leitura dos prefácios da coleção Os Pensadores
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1110Palavras-chave:
Identidade judaica, Mulheres, Os Pensadores, Antisemitismo difusoResumo
O objetivo deste estudo é analisar o motivo do apagamento da identidade judaica em autores que são lidos e discutidos no Brasil, dentro do campo Educacional. Realiza-se uma análise panorâmica dos prefácios dos livros da coleção “Os Pensadores”, que reúnem algumas das principais obras da história da filosofia, procurando se há referência da origem e identidade judaica desses autores. Também, serão analisados os textos que abordam temas ligados ao judaísmo e como os judeus são representados nestes. Também, será abordado sobre a não existência de mulheres junto aos pensadores escolhidos para compor o compêndio filosófico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória com procedimentos técnicos e bibliográficos. Os resultados enfatizam a compreensão da ideia de um antissemitismo difuso presente na Educação Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucio Marques, Ícaro Uriel Brito França (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.