Filosofia Transcendente
análise da teoria metafísica presente na Summa Halensis
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1085Palavras-chave:
Filosofia Transcendente, Atributos conversíveis, Determinações do enteResumo
Neste estudo, investiga-se a possibilidade de o ens (ente) e suas determinações transcendentes (unum, verum e bonum), serem as primeiras noções absolutas do intelecto humano, sendo essa, parte constituinte da Filosofia Transcendente presente na Summa Halensis. Neste estudo, por meio de detalhada análise em torno do tema do processo de cognição das coisas, evidencia-se a relação do ente com os seus atributos coextensivos ou conversíveis e os modos como o ente é determinado por eles. Em decorrência, explica-se, a partir da teoria Halensis, a estrita relação entre o transcendente uno (unum) e o ente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Uellinton Valentim Corsi (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.