Filosofia Transcendente

análise da teoria metafísica presente na Summa Halensis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1085

Palavras-chave:

Filosofia Transcendente, Atributos conversíveis, Determinações do ente

Resumo

Neste estudo, investiga-se a possibilidade de o ens (ente) e suas determinações transcendentes (unum, verum e bonum), serem as primeiras noções absolutas do intelecto humano, sendo essa, parte constituinte da Filosofia Transcendente presente na Summa Halensis. Neste estudo, por meio de detalhada análise em torno do tema do processo de cognição das coisas, evidencia-se a relação do ente com os seus atributos coextensivos ou conversíveis e os modos como o ente é determinado por eles. Em decorrência, explica-se, a partir da teoria Halensis, a estrita relação entre o transcendente uno (unum) e o ente.

Biografia do Autor

Uellinton Valentim Corsi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado e mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com enfoque no autor João Duns Scotus. Atualmente é pesquisador em Filosofia Medieval na área da Metafísica e Ética. Membro do Grupo de Trabalho (GT) "Filosofia na Idade Média", cujas atividades estão vinculadas à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro da Sociedade Brasileira para o Estudo de Filosofia Medieval (SBEFM)

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Corsi, U. V. (2023). Filosofia Transcendente: análise da teoria metafísica presente na Summa Halensis. Revista Opinião Filosófica, 14, 1–25. https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1085

Edição

Seção

Varia