Reflexões sobre a técnica na perspectiva da hermenêutica filosófica
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1075Palavras-chave:
técnica, crise das ciências, maquinação, hermenêutica filosóficaResumo
No horizonte das múltiplas possibilidades de estudo e investigação acerca da técnica, o artigo foca na abordagem teórica desenvolvida no âmbito do paradigma da hermenêutica filosófica. Embora o tema seja, em certa medida, prenunciado na obra fundamental de Gadamer, Verdade e Método, de 1960, encontramos, particularmente, em algumas de suas conferências dos anos 1970 – “Teoria, técnica, práxis” e “O que é a práxis? As condições da razão social” – importantes desenvolvimentos para uma perspectiva crítica sobre a técnica. Em um primeiro ponto, analisa-se a leitura que Gadamer faz de Husserl e de Heidegger no que tange ao problema da técnica, demonstrando a importância dessas influências. Em seguida, desenvolve-se a perspectiva de Gadamer sobre a ciência moderna e os riscos de uma totalização da civilização técnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabio Caprio Leite de Castro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.