Racismo estrutural na sociedade brasileira e a exclusão social
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1059Palavras-chave:
Racismo, Estrutura, Valores culturais, Exclusão socialResumo
O trabalho consiste em compreender o racismo estrutural na sociedade brasileira e a exclusão dos Negros em quem ainda sofrem as consequências que perpassa por gerações vinda de um pensamento ocidentalizado e de uma cultura que ainda reproduz em seu seio nas diversas formas de violências visíveis e invisíveis contra as pessoas negras. Dessa forma, cabe perceber a gênesis do racismo, mas também as consequências e impactos em relação o que é ser negro no Brasil? e, por outro lado, as lutas para que a cultura negra seja reconhecida em seus direitos. Portanto, deve-se levar em conta que ainda prospera uma concepção europeizadas da figura do negro e muitas atrocidades ainda são cometidos em nome dessa forma pensar, que é fruto do processo de colonização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Olmaro Paulo Mass, Pedro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.