Negacionismo científico e tecnologias algorítmicas em tempos pandêmicos:

etnografia das narrativas bolsonaristas em grupos de WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1057

Palavras-chave:

Bolsonarismo, Extrema-direita, Negacionismo, COVID-19, Algorítmos

Resumo

O artigo apresentado resulta de uma pesquisa etnográfica realizada mediante observação participativa em três grupos de WhatsApp bolsonaristas, em que foram examinados os conteúdos das conversas e outros tipos de publicações neles compartilhados visando promover o engajamento político daqueles que se reconhecem como conservadores, sobretudo, pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e pelo polemista e autointitulado filósofo, Olavo de Carvalho. O objetivo desta investigação consistiu em identificar: 1) o alinhamento das narrativas negacionistas da pandemia de Covid-19 e das medidas sanitárias destinadas ao seu controle com os discursos que vêm sendo manejados para garantir apoio e estabilidade ao governo Bolsonaro; e 2) evidenciar a chamada guerra cultural como dispositivo de desinformação que atua como máquina de guerra a partir do uso do WhatsApp, apresentado como máquina técnica.

Biografia do Autor

Felipe Lazzari da Silveira, Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS; Professor do Curso de DIreito da Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Pablo Ornelas Rosa, Universidade de Vila Velha

Pablo Ornelas Rosa realizou estágio pós-doutoral em psicologia institucional (2020) e em saúde coletiva (2018) na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e em sociologia (2014) na Universidade Federal do Paraná - UFPR. É doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), mestre em sociologia política (2008) e bacharel em ciências sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV. É professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciência e Tecnologia (Mestrado Profissional) na Faculdade Vale do Cricaré - FVC, no Curso de especialização em direito penal, processo penal e criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória ? CESV, no curso de especialização em sociologia política da Faculdade Sagrada Família ? FASF e no curso de especialização em direito penal e criminologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUC/RS. Tem experiência na área de sociologia e antropologia política, tendo desenvolvido pesquisas sobre drogas, criminalidades, políticas públicas, segurança pública, racionalidade neoliberal e direitas. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ativismos, Resistências e Conflitos - NUPARC (PPGSP/PPGSPo/UVV) com Paulo Edgar da Rocha Resende, participa do Grupo de Pesquisa Criminologias, Segurança Pública e Políticas Prisionais (PPGSPo/UVV), Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESPDH (PPGS/PPGD/UFPR), Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas - CEPAD (PPGASC/UFES) e do Observatório de Direitos Humanos e Justiça Criminal do Espírito Santo - ODHES (PPGPI/UFES). É autor de diversos livros e artigos científicos.

Aknaton Toczek Souza, Unisecal

É doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutorando em Sociologia Política na Universidade Vila Velha (UVV), doutor em Sociologia na UFPR onde foi bolsista; é mestre em Sociologia pela UFPR . possui graduação em Direito ; especialista em Sociologia Política (UFPR), especialista em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC/UFPR). Possui experiência na área de Direito Publico, com ênfase em Direito Penal e Sociologia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Delito, Sociologia do Crime, Sociologia Política, Neoconservadorismo e autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal, Etnografia do Direito. Atualmente pesquisa: Educação jurídica e concursos públicos (doutorado) e Fascismo judicial (pós-doutorado). É pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESPDH/UFPR. Pesquisador colaborador da Universidade Vila Velha no Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências. É docente da faculdade de Direito UNISECAL.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Lazzari da Silveira, F., Ornelas Rosa, P., & Toczek Souza, A. (2022). Negacionismo científico e tecnologias algorítmicas em tempos pandêmicos: : etnografia das narrativas bolsonaristas em grupos de WhatsApp. Revista Opinião Filosófica, 13(1), 1–29. https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1057