O ensino de história para desenvolvimento crítico em tempos de pandemia

Autores

  • Olmaro Paulo Mass
  • Pedro Almeida da Silva UFFS

DOI:

https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1014

Palavras-chave:

História, professor, desenvolvimento crítico, pandemia

Resumo

Este trabalho reflete da importância da história para o desenvolvimento crítico em tempos de pandemia a partir da convivência e interdisciplinaridade e a sua relevância para a formação dos indivíduos inseridos nos seus devidos contextos específicos, levando em conta os sentimentos e cuidado de si nesse momento complexo. Porém cabe salientar e trazer presente o papel do professor de História na contribuição para a consciência crítica e a descoberta de si como agente de transformação social, com o poder de intervir na sociedade. O artigo é embasado em ideias de diversos autores, que dialogam sobre a importância do estudo e Ensino de História para o desenvolvimento crítico dos alunos e o significado de compreender a complexidade da pandemia que assola a humanidade.

Biografia do Autor

Olmaro Paulo Mass

Graduado em Filosofia e Teologia (URI).  Mestrado (PUCRS), doutor e pós-doutorado em filosofia pela UNISINOS. Pesquisador da Escola de Frankfurt. 

Pedro Almeida da Silva, UFFS

Graduado em Teologia e História. Pós-graduado em psíquico pedagogia e História. Mestrando em Educação pela UFFS. 

 

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Mass, O. P., & Almeida da Silva, P. (2021). O ensino de história para desenvolvimento crítico em tempos de pandemia. Revista Opinião Filosófica, 12, 1–15. https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1014

Edição

Seção

Varia