O Marxismo e a Atual Crise Ecológica
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.1003Palavras-chave:
metabolismo social, ecologia, ecossocialismoResumo
O presente artigo tem por objetivo examinar as possibilidades de uma análise marxista da atual crise ecológica global. Para tal, o trabalho utilizar-se-á do referencial teórico desenvolvido por diferentes autores da corrente “ecossocialista” da tradição marxista, assim como o conjunto de obras produzidas pelo filósofo marxista húngaro István Mészaros. De tal maneira, a intenção é compreender as características próprias do regime sociometabólico do capital, relacionando-o com as condições que originam a situação ecológica que se presencia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.