Da crise ecológica e sua relação com a pandemia de Coronavírus (Covid-19): uma reflexão à luz do projeto da ética da responsabilidade em Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.1001Palavras-chave:
Hans Jonas, crise sanitária, natureza, ética, responsabilidadeResumo
Esta pesquisa teórica de natureza qualitativa, desenvolvida a partir de levantamento e análise bibliográfica, pretende apresentar uma possível relação entre a existência da crise sanitária de Coronavírus Covid-19, como reflexo da crise ecológica à luz do projeto ético do princípio responsabilidade proposto por Hans Jonas (1903-1993). Para isso, parte-se da seguinte questão: em que medida é possível estabelecer uma relação entre a crise sanitária de Covid-19 como reflexo da crise ecológica à luz da teoria do projeto da ética da responsabilidade em Hans Jonas? Nossa hipótese, apoiada em Jonas, é de que a crise sanitária atual, resultado do desmedido progresso técnico-científico empregado pelo capital econômico, desde a modernidade na exploração da natureza, representa um alerta social dramático, em razão de suas consequências destrutivas para o futuro da humanidade e da biosfera, o que implica para o presente de nossa “civilização tecnológica” um dever de responsabilidade coletiva de preservação da natureza, respeitando-a como ser de dignidade própria, e uso prudente do saber técnico-científico, condição sine qua non para a manutenção de toda a vida na Terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.